domingo, 29 de novembro de 2009

A materialização do homem

A percepção da população mundial mudou ao passar dos anos, prevaleceu a visão de que ter é melhor do que ser.
O homem sempre apegou-se ao material,desde as ferramentas produzidas por si próprios na pré-história,até as máquinas da modernidade.
A era tecno-científica acelerou a materialização,q ue comprometeu a visão dos que tiveram acesso a ela.Foi a partir dos avanços tecnológicos que foram criados os meios de comunicação de massa, que transmitem informações em grande parte polêmicas.
Ao decorrer da origem do homem os alimentos e meteriais significavam riquezas.As marcas foram adquirindo destaque, utilizando a mídia para expandir mercado, foi se o tempo em que ter bebida como a coca-cola junto ás refeições significava status.Hoje em dia , pleno século XXI, bebidas alcóolicas são as que mais estão em destaque pelo seu preçoe pela variedade de drinques.
Estamos em um mundo em que grande parte dele segue o sistema capitalista, que visa ao lucro.Quanto mais lucro mais status, e uma forma de mostrar que uma determinada pessoa é bem remunerada é pela sua boa aparência, principalmente pelo uso de roupas de marcas e posse de carros modernos, imóveis,entre outros que denotam valores acima da média.
Enfim, "o ser" foi se perdendo na trajetória e o "ter" foi ganhando espaço, as pessoas são coisas e as coisas interessam-se por outras pessoas.Está provado que o qe desenvolve a humanidade é o conhecimento que virou coisa.

Direito de Escolha

Um ser humano ético sabe distinguir o bem do mal.Ele utiliza a consciência como artifício para o julgamento de determinadas circunstâncias.
A ambição é uma condição na vida social,é a busca pela realização de objetivos que são favoráveis ao indivíduo.
Em determinadas situações o julgamento de ações do próprio ser interfere em sua ambição, por exemplo, uma pessoa que alimenta o objetivo de exercer determinado cargo e é informada que, para seguir a função desejada, terá de contrariar seus valores morais,cabe a ela decidir se irá ou não se corromper.
No decorrer da vida haverá uma pessoa que será favorecida e outra desfavorecida.Estabelecendo uma comparação a seleção natural evidente na natureza, o mais adaptado conseguirá a vitória.
A concorrência não interfere nos valores éticos da sociedade, pois ao ser privilegiado, o indivíduo não está praticando mal ao outro, está tornando evidente as implicações que o favoreceram.
Nós,seres humanos, temos consciência da repercussão de nossos atos e agimos considerando os princípios adquiridos no decorrer da tregetória.
A ambição em exesso pode interferir na ética, como também, não em sobra, auxiliar nos objetivos do ser humano sem corrompê-lo.Trata-se de uma questão de escolha.