Um ser humano ético sabe distinguir o bem do mal.Ele utiliza a consciência como artifício para o julgamento de determinadas circunstâncias.
A ambição é uma condição na vida social,é a busca pela realização de objetivos que são favoráveis ao indivíduo.
Em determinadas situações o julgamento de ações do próprio ser interfere em sua ambição, por exemplo, uma pessoa que alimenta o objetivo de exercer determinado cargo e é informada que, para seguir a função desejada, terá de contrariar seus valores morais,cabe a ela decidir se irá ou não se corromper.
No decorrer da vida haverá uma pessoa que será favorecida e outra desfavorecida.Estabelecendo uma comparação a seleção natural evidente na natureza, o mais adaptado conseguirá a vitória.
A concorrência não interfere nos valores éticos da sociedade, pois ao ser privilegiado, o indivíduo não está praticando mal ao outro, está tornando evidente as implicações que o favoreceram.
Nós,seres humanos, temos consciência da repercussão de nossos atos e agimos considerando os princípios adquiridos no decorrer da tregetória.
A ambição em exesso pode interferir na ética, como também, não em sobra, auxiliar nos objetivos do ser humano sem corrompê-lo.Trata-se de uma questão de escolha.
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário