quarta-feira, 26 de maio de 2010

Convívio Social

]
O convívio social é essencial a vida humana, o utilizamos para obter com mais facilidade o que desejamos, compartilhando-nos uns aos outros.


Isolado de seus semelhantes, o ser humano é incapaz de desenvolver suas potencialidades intelectuais e tornar-se selvagem como um animal da floresta

Sociedade é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas, e culturais.

O ser humano vive num meio tecnológico, dependente das inovações tecnológicas, A articulação da fala se torna de certa forma mais escassa entre o grau de parentesco.

E não há como fugir, hei de se acostumar, gostando ou não.

A liberdade do comércio, síntese de produção e consumo, desenvolveu formas de comportamento e ideologias que se traduzem nas manifestações culturais do grupo social.

A cultura engloba habitação, hábitos de convivência,relações de indivíduos entre si, dos indivíduos com os diferentes grupos,ritos religiosos, alimentação, trabalho, legislação e outras áreas.

Buscamos ao decorrer de nossas vidas uma identidade pessoal , e neste processo somos obrigados a aprender que as diferenças existem , que cada ser tem objetivos, desejos e formas de agir.

A aceitação do outro nem sempre é satisfatória, pois a partir do momento que nos enxergamos como perfis procuramos no outro características semelhantes a nós, e nós aproximamos.

Em uma determinada fase da vida passamos por uma crise existencial, para obter uma identidade pessoal pouco mutável..Nesta fase o convívio social se torna mais vazio, difícil.Justamente pelas incertezas gerada pela sociedade e pela busca incessante de um adolescente que pouco sabe sobre o que a vida tens a oferecer.

A convivência social nos permite aperfeiçoar o conhecimento, aprendendo a ouvir o que o outro tem a dizer, você adquire formas de pensar que te possibilitam a abranger a mente ao mundo, se socializar.

Afinal há os dogmas e o abstrato, crenças solúveis e duvidosas, mas somos o que acreditamos sermos e não o que realmente é.

Nós fazemos a história a cada dia, e agimos de acordo com nossas culturas, desrespeitando muitas vezes as ideologias do outro.

A segurança mesclada a super valorização do ego pode lhe acompanhar de conflitos pessoais, a partir do momento que aplicar a superioridade nos outros sem estar adaptado em uma forma social viável.

Por exemplo, em uma família, o irmão mais velho ter a vantagem de dominar os mais novos, por fisicamente ser mais forte, é contestável, porque não há a certeza que o amadurecimento do irmão mais velho condiz com o poder de imposição aos menores.

Como nem sempre os pais têm a razão. O que é diferente do exerço do respeito na família.

De acordo com estudos de Marilena Chauí, nós criamos as relações familiares e fomos aperfeiçoando-a a cada século juntamente com as mudanças culturais da sociedade.

A inserção da mulher no meio de trabalho modificou as relações sociais e interações.

A busca pela aceitação na sociedade é uma grande batalha interminável, que um dia acredito que será reconhecida, a cada dia diminuímos a diferença intelectual entre homens e mulheres, vale a pena ler a Revista Veja do mês de junho de 2010, elaborada diretamente nessas diferenças sexuais.

A informação, o saber ouvir, e a segurança são os primeiros patamares a serem ultrapassados para um bom convívio em sociedade.

 
Imagem: http://rfsadvogados.wordpress.com/2009/03/26/antes-pelo-contrario-e-lancado-hoje/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Luta contra o tempo

Nós não sabemos o que queremos para nossas vidas.


Desde a infância vamos alimentando nossas carências, exigindo mais afeto, amor.

A partir da adolescência apresentamos uma identidade contorcida, em fase de amadurecimento.

Na fase adulta a personalidade aparece e com ela as fraquezas e qualidades.

A tarefa mais difícil é lidar com o ser humano pois com o animal de alguma forma você consegue dominá-lo.É um processo agil, (ou domina ou é dominado.)

Há essa relação no meio animal racional, que configura nas relações sociais,é um processo lento.O indivíduo domina o outro aos poucos e a dor é mil vezes maior.

Lidar com tantas diferenças, muitas personalidades, objetivos, julgamentos.

(Como diz um grande sábio: "Só sei que nada sei"...)

Fazer o outro compreender o erro é uma tarefa que exige uma auto-análise, mas quem tem a razão?

O passado é fundamental para a formação de um ser, as magoas,as alegrias, os ensinamentos, as crenças, a família,os amigos,as escolhas,as crises..

Conseguir um amor verdadeiro, exige de ambos companheirismo,respeito e segurança.

As vezes nos iludimos, arriscamos demais por acreditar que a felicidade está na outra pessoa.E na verdade não é, sofremos por querer curar uma ferida chamada "carência afetiva", configurando um sonho na realidade.

A felicidade não está no outro, está nos pensamentos, nos momentos em que você tem a certeza que a vida vale a pena.Aquele momento que te fez sorrir e sempre ao lembrar dele você sorri ,isto sim é felicidade.

A natureza te deixa feliz, as boas atitudes, a bondade de crianças, o desabafo de idosos, o carinho de seus pais, a preocupação de seus amigos com você.

Isso me faz feliz...



Estou aprendendo a sair com uma capa de proteção.Sei como é difícil lidar com situações que não te fazem bem, dói muito.



Por um instante você olha e vê aquela situação, algo que você teme, uma felicidade falsa,em que você precisa fugir de sua alma e apresentar a uma fisionomia alegre como se estivesse gostando de ver as pessoas procurando ter prazer em vícios.



O caminho mais fácil é seguir os passos pensando serem momentâneos e que não interfirá nos seus objetivos, e quando percebe está no vício curtindo com os infelizes, você parece estar feliz, não para nem um segundo de rir e dançar e se sentir bem.



Mas isso passa e no dia seguinte você percebe que está sozinho, se arrepende de ter mostrado diante dos outros suas fraquezas.



Cuide de sua vida, para não ter a infelicidade do outro.



Esconder atrás de sua face delicada, olhares misteriosos, e um corpo atrente não irá lhe garantir a felicidade, vá a lugares que te fazem feliz, não tenha medo da solidão, pois você nunca está sozinho.



Medo todos nós temos.



O medo da rejeição é assustador, mas não o deixe vencer, você é mais forte que qualquer medo, pois esse medo é uma criação sua, e não a realidade, as pessoas precisam de você, precisam te ouvir, saber o que você pensa, não tenha medo de errar , pois nada é um erro, são idéias diferentes que podem fazer o outro pensar e mudar seus atos para melhor.Não deixe de expressar sua opinião, ela é fundamental, aja naturalmente, não importa o que o outro pensará, um pensamento é muito pequeno em comaparação a trilhões de pensamentos que voam pelo mundo em questão de segundos.

Guarde sua essência para pessoas que realmente merecem te conhecer, e para as outras entre no circo e se divirta, afnal a sua essência você não irá perder, pois sabe quem é, e onde pode chegar.


Não reclame da vida, ela é muito generosa com você,


É você que não sabe lutar pela felicidade dia a dia, tranformando o medo e a insegurança em momentos divertidos e alegres !!!!!!!!!!!




Yaya




http://images.quebarato.com.br/photos/big/7/A/72BF7A_1.jpg